sexta-feira, 11 de maio de 2018

Antônio Ribeiro Santiago



Antônio Ribeiro Santiago, foi o homem que abriu uma porta definitiva para realização de todos os sonhos, seus e do próximo.

Santiago, como era conhecido, viveu sob a égide de três pilares, "Educação, Honestidade e Coragem." Essas forças o definiram ao longo de sua caminhada e, se hoje, muito se fala sobre a importância da educação na construção de uma sociedade equilibrada e justa, o companheiro Santiago, já na sua época sabia que a educação é o maior instrumento que o homem dispunha para se fazer verdadeiramente um cidadão. Pode se confirmar tal afirmação através de sua filha, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Maria do Socorro Barreto Santiago e demais familiares, aos quais, não deixou bens materiais e sim tesouros bem mais valiosos: "canudo, caráter e orgulho de suas origens."

O desenvolvimento da sua infância e juventude, espelham o homem adulto, cheio de sonhos e coragem, que gravou o seu nome na história de Coaraci. Falar da vida de Santiago é reconhece-lo com alguém que aliou os sonhos da infância e a força da juventude, para escrever novos tempos e novas realizações na Terra do Sol.

Antônio Ribeiro Santiago é exemplo a ser seguido para as gerações futuras coaracienses, que precisam lembrar que o caminho da virtude é íngreme, mas infinitamente prazeroso ao cruzar a linha de chegada.

Todo homem necessita de realizar algo na vida para de alguma forma sentir-se útil à humanidade. Com Santiago não foi diferente. Possuidor de uma “visão” além de seu tempo, já pensava também, na preservação dos recursos naturais, pois entendia que deveria haver uma conscientização dos cuidados com o meio ambiente e a natureza, percebia que o descaso das autoridades e a impunidade da própria sociedade, poderiam ocasionar mudanças climáticas assustadoras.

Assim, Antônio Ribeiro Santiago sonhava também, escrever um livro, o qual seria intitulado “AS MATAS”. Infelizmente o destino não possibilitou a concretização desse desejo, porém, a sua neta, Larissa Santiago, na tentativa de realizar o sonho do avô, escreveu com muita sabedoria, um livro que serve de registro para as gerações futuras, disponibilizando relatos que mantem acessa a memória daquele que sempre contribuiu para uma sociedade consciente e melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário