Antiga Feirinha |
O Centro Educacional de Coaraci fica localizado na rua Humberto de Campos, nº 100, bairro Santo Antônio, popularmente chamado de Bairro da Feirinha. O bairro ficou conhecido por este nome por causa da sua praça principal que era, e ainda é, chamada de Feirinha.
Na época, a Feira de Coaraci funcionava no Centro da Cidade onde atualmente é a Praça de Eventos, e o Mercado Central funcionava onde hoje é o Ginásio de Esportes Terra do Sol. A localização da feira no centro da cidade não era tão acessível aos que moravam na periferia, por conta disso, alguns comerciantes dos bairros periféricos que ficavam "depois do Rio Almada" instalavam suas barracas num espaço próximo ao "Campo do Exú", onde hoje se localizam o CEC, a Telebahia e o Centro Social Urbano - CSU. O espaço ficou conhecido como "Feirinha".
Quando a Feira principal foi transferida para onde hoje é a Central de Abastecimento da Cidade, ficou mais próximo do Bairro Santo Antônio e a "Feirinha" deixou de existir (ou não). Mesmo sem a presença de muitas barracas, a atual Praça Santo Antônio ainda é conhecida como "Feirinha" e possui uma atividade comercial, social e de lazer considerável.
É bom lembrar também que o "Campo do Exu" era assim chamado por conta das oferendas depositadas pelos candomblecistas naquele alto para os orixás. No alto, chamado popularmente como "Alto do CEC" foram construídas outras instituições: CSU, a Telebahia, a Quadra do CEC, a Biblioteca e mais recentemente o Auditório Tânia Guimarães.
Não se pode esquecer também do famoso "Barro Vermelho", espaço aberto ao lado do CSU e que recebeu esse nome justamente por conta da coloração solo. Atualmente a área do "Barro Vermelho" foi povoada.
Vista Aérea do Bairro Santo Antônio (Google Maps 2018) |
Além dessas instituições as imediações contam com a Praça e na praça existe a Igreja de Santo Antônio; A escola Lígia Fialho (Fundamental I), a Creche Lar Fraternal, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, cerca de três centros de religião de matriz africana, 02 mercados, 03 mercearias, 03 bares, entre eles o "Bar de Zé de Tomé", 01 padaria, 03 salões de cabeleireiro, 01 granja, 01 açougue, além de outras atividades comerciais (costura, reforço escolar, moto taxi, mecânica...) e pontos de venda de churrasco, acarajé, carnes, frangos, lanches, caldos, pipoca, etc.
Mesmo com o potencial econômico, a presença de escolas e creche, garantia de serviços de saneamento básico (coleta de lixo, esgoto, iluminação pública, pavimentação das suas, rede pública de água e energia elétrica), o bairro Santo Antônio não possui uma Unidade de Saúde da Família.
A praça Santo Antônio é o principal espaço para momentos de sociabilidade, tais como: as festas de datas comemorativas e outras festas populares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário